.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, novembro 21, 2004

 

O (des)Governo de PSL 1

Esta não foi uma boa semana para a coligação. Depois do congresso do seu próprio partido em a coligação for zurzida pelas bases que não se reconhecem num Governo que anda a reboque do CDS, o Presidente do PSD ainda teve que ir almoçar com o Dr. Portas para benefício das câmaras e dos microfones, e para, supomos, lhe pedir desculpas pelos sentimentos do PSD. Para o inenarrável Pedro Santana Lopes não deve ter sido um almoço de fácil digestão.

Para ajudar à festa, durante a semana, o CDS chamou à pedra o PSD a propósito da questão do aborto. Como relembrou o partido que realmente manda na coligação, o aborto não se discute, não se mexe em nada, fica tudo como está. Independentemente da vontade da maioria do PSD, quem manda no Governo da República é um punhado de ultra-conservadores reaccionários e beatos que hoje é o CDS.

Num qualquer episódio de “Yes, Prime Minister” o inefável Sir Humphrey Appleby explica ao PM que perder um ministro é acidental mas dois parece descuido (cito de memoria, seja-me perdoada alguma imprecisão). Ao fim de 4 meses (dos quais um, para não dizer dois, foram as férias de Verão) o Governo da República perdeu 2 dos seus Secretários de Estado. Como os nossos Secretários de Estado correspondem a junior ministries no Governo de Sua Graciosa Majestade, a frase do mais famoso dos Secretários Permanentes do Gabinete ajusta-se que nem uma luva.

No final da semana o Presidente da República vetou o Gabinete de Informação e Propaganda que o Governo pretendia criar. Como Sampaio é a principal (para não dizer única) fonte de legitimidade política do actual Governo, este ouviu com a orelha baixa.

Domingo à noite António Capucho deu uma interessante entrevista no “Diga lá Excelência” da 2:. Com o estilo florentino que lhe recordamos do tempo da AD, o Presidente da Câmara de Cascais, brilhantemente assassinou a Direcção do seu próprio partido. Com amigos destes não é preciso ter inimigos.

E passo sobre a AACS e outros faux pas da semana. Enfim, se eu fosse pessoa de melhor índole ainda tinha pena deles.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?