.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, janeiro 21, 2005

 

Luvas: da peliça para o boxe.

À 3 dias escrevi neste blog que a campanha tinha começado e que as luvas se tinham tirado. Este comentário, inspirado pelas declarações do passado fim de semana, veio a revelar-se um understatement ao nível de "Houston we have a problem". Comparados com as inanidades ouvidas e vistas nesta semana, o que se disse no fim de semana passado até são trocados.

Primeiro Santana Lopes brindou-nos com uma versão da teoria da conspiração digna dos mais destrambelhados membros da Milícia do Montana. Tanto quanto percebi das declarações que a TSF retransmitiu, ele teria sido demitido por um estranho complot entre o Presidente Sampaio, a Banca e redes de influencia não explicadas. Faltou a influencia dos Illuminati, CFR, Rosa-Cruz, a Máfia e de todos os outros grupos de que os teóricos da conspiração normalmente usam para "justificar" as suas delirantes ideias. Não desesperemos que Santana Lopes adora fazer-se de vitima e não pode estar sempre a culpar Cavaco Silva. Daqui até 20 de Fevereiro ele ainda tem tempo para vitimsar-se culpando os aliens, os comunistas ou a Opus Dei da queda do seu Governo.

Depois foi a acusação da nomeação pretensamente feita por José Sócrates e que, na realidade, foi feita por Isaltino Morais.

A pressa no ataque indiscriminado, o desejo do soundbite para os media e o gosto do confronto misturados com a ausência de ideias e de credibilidade empurra Santana Lopes, de seu ordinário um hábil politico, para as mesmas asneiras e trapalhadas que, na campanha, continuam os erros da sua governação. Santana Lopes é um homem inteligente e educado mas, infelizmente para ele, não tem "espessura". Não que não tivesse capacidade para a ter, mas não tem. E pela força das circunstancias e das suas fraquezas Santana torna-se num arruaceiro, fazendo o gosto à maioria do povo de Direita mas alienando todos os seus quadros.

O final da semana foi povoado pela mais baixa das baixezas - um ataque à vida pessoal. Pode ser uma calunia ou pode ser verdade. Mas se for verdade em que forma é que isso afecta a capacidade politica das pessoas? Seja lá o que for é indigno e demonstra o estado de pânico a que a Direita chegou.

É triste.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?