.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, fevereiro 05, 2005

 

A ultima santanice em data

Pedro Santana Lopes disse que José Sócrates se devia demitir se perder as eleições.

Honestamente, num tal improvável desfecho, uma parte do mérito será das estratégias de comunicação de campanha dos outros partidos (o CDS/PP, o BE e mesmo a CDU estão a fazer uma melhor pré-campanha que o PS), da estratégia de victimização de Santana Lopes (eu sempre disse que ele é um “animal de campanha”), da estupidez de uma parte do eleitorado que se deixa levar por boatos e do facto dos militantes do Rato estarem mais preocupados em repartir os lugares que ainda não ganharam que em ir para os mercados beijar as peixeiras. Esperemos que as duas semanas de campanha mudem isso, mas a ir por este caminho o resultado não está garantido e, como responsável máximo do Partido, Sócrates é o principal responsável (para o bem e para o mal) do resultado que o PS tiver em 20 de Fevereiro.

Se Sócrates tiver uma votação inferior à que Eduardo Ferro Rodrigues teve nas eleições europeias é, principalmente, demérito dele. E não deixa de ser legitimo assacar-lhe essa eventual responsabilidade.

Mas atenção, não é descurar os problemas para o PS se este tiver que passar por um segundo processo eleitoral num intervalo de 6 meses. Para mais se esse processo for causado por uma eventual derrota que, a verificar-se, seria traumática e humilhante. No entanto, a acreditar nas sondagens e no bom senso do eleitorado, tal desfecho é pouco provável.

É mais provável que o grande derrotado de 20 de Fevereiro seja o PPD/PSD e, particularmente, o seu Presidente. É pois legitimo perguntar se ele se demite se perder as eleições. No entanto a questão é puramente académica. Santana Lopes será puramente e simplesmente defenestrado! Eu quase que tenho pena do senhor, mas depois lembro-me que ele foi Presidente do Sporting e isso passa-me.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?