.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, março 18, 2005

 

O referendo do Tratado Constitucional 2

No dia em que uma sondagem deu 51% dos franceses partidários do "Non", José Sócrates fez uma profissão de fé no Tratado Constitucional. Fico muito contente pelo assumir de uma tão frontal posição e por uma tão grande declaração de europeísmo.

Eu sou um europeísta ferrenho. Mais, sou um federalista. Estou desejoso de votar "Sim". E sempre disse que ia votar Sim à constituição. Porque pensava que uma Constituição, mesmo que má, é melhor que nenhuma. E a ratificação de uma Constituição para a União, é um passo importante e um momento (re)fundador.

Mas há imensos camaradas meus a dizer que esta Constituição é muito má. Mesmo muito má. De um liberalismo incompatível com os principios de qualquer socialista. Ora eu sou mais federalista do que socialista e, dentro da Esquerda, muito chegado ao centro. Estava a pensar dar de barato as vozes que clamavam contra como impenitentes esquerdistas e sonhadores. Mas começo a achar dificíl desprezar não só as vozes de, entre outros, Henri Emmanuelli e Laurent Fabius (que não é propriamente um gauchiste) como de dezenas de amigos pessoais e conhecidos cuja opinião e prespicácia politica em respeito e, alguns, de comungo e aprecio.

O meu grande problema é que, desde ATTAC até ao meu Padrinho e ao meu ex-chefe, os partidários do "Não" fornecem um bem estruturado argumentario. E não estou a falar de soberanistas ou anti-europeistas. Estou a falar de gente que quer uma Constituição para a Europa, mas acha que nos estão a pedir para ractificar um texto inceitável.

Os partidarios do "Sim" limitam-se a explicar porque é que devemos ter UMA Constituição, mas não porque é que devemos ter ESTA Constituição. Eu continuo convencido do sim, mas fraquejo. E não vi que o Secretário Geral tenha acrescentado nada de novo à discussão.
Moral da história: vou-me atirar de cabeça às centenas de páginas que compoem a coisa (anexos incluidos) e depois tomo uma decisão. Entretanto devo tomar uma data de comprimidos para as dores de cabeça...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?