sexta-feira, março 18, 2005
Lisboa
No blog do Forum Cidade, Miguel Coelho, Presidente da Comissão Política da Concelhia de Lisboa, colocou um post onde aborda a questão do candidato socialista à CML.
Na minha compreensão, o texto tem 3 mensagens claras:
- Que a Concelhia não aceita uma imposição de S. Pedro de Alcantra nem do Rato, mas que está disponível para acordar um nome entre os 3.
- Que não será João Soares.
- Que a escolha se fará ainda em Março.
Miguel Coelho ao reafirmar a posição da CPC está a representar bem os os miltantes de Lisboa que compreendem a importancia politica da capital e entendem que o Secretariado Nacional (eu não fulanizo no Secretário Geral) tem uma importante palavra a dizer mas que não pode impor um nome. Eu próprio já expressei a minha inquietação por o Rato querer impor algém.
A inviabilização liminar do nome de João Soares pode não cair bem junto de alguns sectores da FAUL que, a acreditar em rumores, apoiavam o ex-edil. Mas, provavelmente, será apreciada por Sócrates de quem, salvo erro muito provavel da minha parte, Miguel Coelho foi um dos apoiantes nas eleições internas.
Eu concordo com essa decisão. João Soares poder ter sido um dos melhores Presidentes da Camara de Lisboa do pós 25 de Abril mas, justa ou injustamente, está muito queimado junto do eleitorado.
É importante que o PS anuncie quanto antes a sua escolha. Estamos a 8 meses das eleições e é urgente haver uma posição clara para se começar a preparar a pré-campanha, promover o candidato, etc.
Miguel Coelho não faz puto de ideia quem eu sou e, mesmo que assim não fosse, ele estava-se nas tintas para a minha imodesta opinião. De qualquer maneira, e para que conste, a intervenção é globalmente muito positiva e tem o meu apoio.